Antes de mais nada, a oxidação nas células é um processo químico que resulta em radicais livres, esses por sua vez, podem ser prejudiciais à saúde.
E é por isso que vamos falar dos antioxidantes, substâncias que ajudam a inibir essa oxidação. Confira a seguir.
Antioxidantes
De modo geral, os antioxidantes são moléculas que têm a capacidade de inibir o processo de oxidação nas células. De acordo com sua estrutura, podem ser enzimáticos e não enzimáticos.
O antioxidante enzimático são produzidos pelo organismo, ao contrário dos não enzimáticos que são obtidos através da alimentação.
Os antioxidantes não enzimáticos estão presentes nas vitaminas A, C e E, assim como em minerais como o sêlenio e manganês.
E sabemos que o maracujá-doce é rico em vitamina A e C – confira aqui.
Benefícios
Ao combater a oxidação, essas moléculas atuam de forma positiva no organismo trazendo benefícios para a saúde. Um desses benefícios é o aumento da imunidade, bem como a prevenção de doenças cancerígenas.
Saiba que uma alimentação saudável é capaz de fornecer mais antioxidantes do que estimular a produção de radicais livres, mantendo as células saudáveis.
Além disso, o antioxidante também ajuda a prevenir outras doenças como artrite, Alzheimer, doenças cardiovasculares e pode até mesmo desacelerar o envelhecimento.
Por fim, vale ressaltar a importância em cuidar da saúde, por isso não deixe de manter uma alimentação saudável garantindo o seu bem-estar.
Também não deixe de acompanhar em nosso blog dicas e deliciosas receitas para o seu dia.